Conjuntos de processos unificados nos provedores de serviços para criar uma representação digital por meio do modelo da computação em nuvem dos recursos computacionais virtualizados sob demanda, como máquina virtuais (VMs), servidores e redes personalizados.
Características que a tecnologia da computação dos provedores de serviços em nuvem, permiti criar computadores no ambientes virtuais pré-configurada e personalizada. A partir de recursos de hardware físico do Data Center sob demanda e atualizar as máquinas virtuais VMs, sistemas operacionais, redes privadas virtuais VPCs e aplicativos para versões mais recentes.
Os recursos da infraestrutura como serviço oferece computação virtualizados por meio da nuvem do IaaS que simula uma computação local (SERVIDORES FÍSICOS) com todos os componentes do hardware, software, armazenamentos, sistemas operacionais e redes, hospedado nos servidores da estrutura física do provedor de serviços CSP. Permitindo criar várias máquinas virtuais (VMs), servidores, redes e armazenamentos em uma única máquina física com o seu próprio sistema operacional SO e aplicações personalizadas sob as demanda dos recursos do Data Centers dos provedores de serviços. Por exemplo, no Google Cloud, Aws Amazon, IBM, Microsoft Cloud, para serem acessados virtualmente pela internet com pagamento conforme o uso do plano contratado.
NÍVEL DE ABSTRAÇÃO: BAIXO
CONTROLE DO USUÁRIO: ALTO
RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO: MAIOR CONTROLE E RESPONSABILIDADE EM GERENCIAR INFRAESTRUTURA, SISTEMA OPERACIONAL, APPs
EXEMPLO:
SERVIDORES VIRTUAIS
ARMAZENAMENTOS
REDES
NÍVEL DE ABSTRAÇÃO: MÉDIO
CONTROLE DO USUÁRIO: MÉDIO
RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO: MENOS CONTROLE DA PLATAFORMA, PORÉM, FOCO EM DESENVOLVER E GERENCIAR APPs
EXEMPLO:
PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO
RUNTINE ENVIRONMENTS
NÍVEL DE ABSTRAÇÃO: ALTO
CONTROLE DO USUÁRIO: BAIXO
RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO: MENOS CONTROLE, PORÉM, FACILIDADE COM USO DO APPs
EXEMPLO:
APPs COMO CRM E ERP